domingo, 25 de julho de 2010

Telhado

Para você que quer saber dicas sobre as palavras usadas por profissionais que fazem telhados, aí vai algumas dicas:


Água – é o tipo de caimento dos telhados em forma retangular ou trapezoidal (meia-água, duas águas, três, quatro águas).

Alpendre - cobertura suspensa por si só ou apoiada em colunas sobre portas ou vãos. Geralmente, fica localizada na entrada da edificação.

Beiral – parte da cobertura em balanço que se prolonga além da prumada das paredes.

Caibros – peças e madeira de média esquadria que ficam apoiadas sobre as terças para distribuir o peso do telhado.

Calha – é canal ou duto em alumínio, chapas galvanizadas, cobre, PVC ou latão que recebe as águas das chuvas e as leva aos condutores verticais.

Cavalete – é a estrutura de apoio de telhados feita em madeira, assentada diretamente sobre laje.

Chapuz – é o calço de madeira, geralmente em forma triangulas que serve de apoio lateral para a terça ou qualquer outra peça de madeira.

Clarabóia – é a abertura na cobertura, fechada por caixilho com vidro ou outro material transparente, para iluminar o interior.

Contrafrechal – é a viga de madeira assentada na extremidade da tesoura.

Cumeeira – parte mais alta do telhado no encontro de duas águas.

Empena, oitão ou frontão - cada uma das duas paredes laterais onde se apoia a cumeeira nos telhados de duas águas.

Espigão – interseção inclinada de águas do telhado.

Frechal – é a componente do telhado, a viga que se assenta sobre o topo da parede, servindo de apoio à tesoura. Distribui a carga concentrada das tesouras sobre a parede.

Platibanda – mureta de arremate do telhado, pode ser na mesma prumada das paredes ou com beiral.

Policarbonato - Material sintético, transparente, inquebrável, de alta resistência, que pode substituir o vidro, proporcionando grande luminosidade.

Recobrimentos – são os transpasses laterais, inferior e superior que um elemento de cobrimento (telha) deve ter sobre o seguinte.

Rincão (água furtada) – canal inclinado formado por duas águas do telhado.

Ripas – são as peças de madeira de pequena esquadria pregadas sobre os caibros para servir de apoio para as telhas.

Tacaniça – é uma água em forma triangular.

Terças – são as vigas de madeira que sustentam os caibros do telhado, paralelamente à cumeeira e ao frechal.

Tirante – é a viga horizontal (tensor) que, nas tesouras, está sujeita aos esforços de tração.

Treliça – é a armação formada pelo cruzamento de ripas de madeira. Quando tem função estrutural, chama-se viga treliça e pode ser de madeira ou metálica.

Varanda – área coberta ao redor de bangalôs (casas térreas), no prolongamento do telhado.

Fonte: Departamento de Engenharia Civil – UEPG.


História da Telha de Concreto


As "Telhas Coloridas de Concreto" têm sido o material mais amplamente usado para a cobertura de telhados na maioria dos Países da Europa desde os anos 1950.

A origem, porém da "telha de concreto" pode ser fixada ao redor dos anos 1800, quando na Bavária (parte sul da Alemanha) dois oficiais do Município Pauli & Graf, misturando cimento com areia de varias granulometria, fizeram a primeira telha de concreto, prensada a mão sobre um molde de ferro.

Estas primeiras telhas feitas à mão não tinham resistência alguma e no ano 1884 o Sr. Adolf Kroher que trabalhava anteriormente vendendo livros e canetas, construiu a primeira máquina artesanal para fazer a telha de concreto misturando areia com o cimento Portland que tinha sido descoberto na Inglaterra dois anos antes.

Misturando areia e cimento em diversas proporções, com areia de diversas granulometria conseguiu achar uma "receita" que lhe proporcionou uma telha resistente.

O impulso na industrialização foi dado não intencionalmente pelo Rei da Dinamarca que ordenou aos cidadãos cobrir com tetos de pedras as casa para evitar quebras durante furacões. Sr. Jorgesen sugeriu para o rei a utilização das telhas de concreto muito mais resistentes, telha que era na época bem produzida na fábrica de Wedel, perto de Hamburgo.



Três são as principais motivações que deram grande desenvolvimento na difusão de telhas de concreto:

• O grande desenvolvimento do setor habitacional depois da segunda guerra mundial
• A produção das coberturas tradicionais e das telhas de barro não eram o suficiente para abastecer o mercado e a relativa fraqueza com respeito a furacões
• A diversificação das cores e dos diferentes perfis que foi bem aceita nos ambientes dos Arquitetos e engenheiros que queriam dar visuais diferentes, e mais modernos para casas.

principais vantagens


Alta Impermeabilidade

A estrutura do telhado praticamente não sofre sobrecarga pela chuva, devido à baixa absorção de água das telhas . Além disso, as câmaras formadas pelas nervuras na parte inferior impedem a penetração de água arrastada pelo vento.

Principais vantagens:


Diversidade de Cores

As telhas tem diversas cores, proporcionando mais opções para seu projeto. Você sempre encontra uma telha que combina esteticamente com sua casa e é adequada ao clima da sua região.

As telhas claras são adequadas para regiões mais quentes e as escuras para as mais frias.

Resistência à Maresia e Granizo

A qualidade de sua composição interna, do verniz e acabamentos especiais aplicados na sua superfície garantem maior resistência aos efeitos da natureza, como a abrasão do sal, típicos das regiões litorâneas e o impacto de granizo, eliminando as despesas com manutenção do telhado.

Conforto Térmico

As telhas garantem excelente conforto térmico por terem baixo índice de condutividade térmica e alta refletância ao sol. O acabamento Estilo champanhe desenvolve até 5 graus centígrados abaixo de uma telha cerâmica convencional.

Menor Peso / m2

O m2 com apenas 49 kg em média e 10,4 telhas proporciona um dos telhados mais leves do mercado, eliminando necessidade de reforço no madeiramento.

Maior Economia

Por suas dimensões e praticidade de colocação, é possível cobrir mais área em menos tempo e com menores custos de instalação.

Maior Resistência

A alta resistência dos materiais e a tecnologia utilizada na produção possibilitam uma resistência superior a 250 kg no perfil Tradição. Eliminando a quebra de telhas durante a instalação e aumentando a vida útil do telhado.

Encaixes Perfeitos

Produzidas em estreitas tolerâncias, as telhas tem encaixes perfeitos, que garantem um telhado sempre alinhado.

fonte: tegula



Telhas de ceramica


Como primeiro material de contato com o exterior, as telhas devem garantir a segurança das residências contra a ação do vento, poeira, ruídos, sol, chuva, granizo e outras intempéries. Por isso, telhas de qualidade são fundamentais.

A telha cerâmica, uma das mais antigas e acessíveis opções de telha disponíveis, ainda é uma opção muito popular, adequando-se muito bem ao clima tropical e oferecendo uma ótima relação de custo-benefício.

 É oferecida em uma variedade de formas, que variam quanto ao tipo de encaixe, rendimento por m², inclinação exigida dos panos do telhado, proporcionando assim uma considerável variedade de alternativas arquitetônicas possíveis com o uso do material.

Qualidade
As telhas devem apresentar um som metálico, parecido ao de um sino, quando suspensas por uma extremidade e devidamente percutidas (suavemente com cabo do martelo).


As principais exigências que devem ser atendidas são:

- ausência de fissuras, esfoliações, quebras ou rebarbas que prejudiquem o perfeito acoplamento entre as telhas;

- queima adequada e uniforme;

- peso reduzido;

- fraca absorção de água e impermeabilidade;

- regularidade de forma, dimensões e coloração;

- superfície sem rugosidade;

- arestas finas;

- baixa porosidade;

- resistência a flexão.


As telhas não devem apresentar:

- Esfoliação, defeito em forma de escamação ou desagregação da massa cerâmica em partes da telha.

- Fissura, abertura estreita que atravessa total ou parcialmente o corpo da telha na direção de sua espessura.

- Rebarba, não pode apresentar, sobra de material presente nas bordas de uma telha prejudicando o encaixe ou as condições especificadas.

- Quebrado, se faltar alguma parte que prejudique seu encaixe ou as condições especificadas.

Características

- Isolamento Térmico:

a argila queimada ou cozida tem bom comportamento térmico, atuando como isolante tanto para o frio como para o calor.

- Isolamento Acústico:

Inibe a propagação externa de sons aéreos.

- Difusão do Vapor:

Graças à sua porosidade, a argila cozida absorve a umidade interior das coberturas nos dias úmidos e chuvosos, eliminando-a em condições mais adequadas sob a ação do calor ou vento.

- Variação de Volume:

A expansão por umidade e a expansão térmica são reduzidas ao mínimo quando se usa argilas convenientemente processadas e submetidas à queima em condições controladas.

- Resistência ao Fogo:

Produtos concebidos da argila, por sua natureza, não são inflamáveis.

Sugestões

- Informe-se sobre a inclinação correta para cada tipo de telha e para cada vão.

- A qualidade e a beleza do telhado dependem muito do grau de inclinação.

Telhados com pouca inclinação tem tendência à vazamentos nas chuvas com vento.

Telhados mais inclinados são mais seguros e embelezam a obra, em regiões com ventos fortes e nas inclinações acima de 45% , as telhas devem ser fixadas, nestes casos procure comprar telhas pré furadas.

- Evite construir proximo a encostas e árvores.

- Faça o ripamento com a telha na obra, pois cada lote pode variar de tamanho.

- Procure sempre um profissional qualificado para montar seu telhado

- Telhas brancas e mescladas são mais sensíveis a fungos e ao envelhecimento precoce, portanto resine ou esmalte para garantir melhor impermeabilidade e aumentar sua vida útil

- Em regiões montanhosas ou sujeitas a ventos fortes, recomendamos a fixação das telhas da beira do beiral ou forrá-las.

No caso de telhas cerâmicas coloniais adote sempre este critério.

Padronização


A padronização das dimensões visa facilitar o trabalho de encaixe das telhas durante a montagem ou manutenção dos telhados.

Assim, telhas com dimensões fora dos padrões dificultam ou impedem a montagem ou manutenção dos telhados (reposição das telhas).

Empenamento

O empenamento das telhas em valores acima da tolerância permitida implica em dificuldades ou impossibilidades em termos de montagem ou manutenção dos telhados.

O excessivo empenamento das telhas propícia a passagem de água pelo telhado, acarretando, além do desconforto, apodrecimento precoce do madeiramento do telhado, com significativos ônus aos consumidores, pela necessidade de frequentes manutenções ou trocas dos telhados.

O empenamento acima do tolerado pode ser originado pela natureza da argila usada como matéria prima ou por deficiências do processo de fabricação, particularmente na etapa de formação ou prensagem ou na etapa de secagem ou queima.



                                               flickr_Ikhlasul Amal


Determinação da Massa e Absorção de Água

A impregnação de água na telha diminui sua resistência mecânica, impedindo que se ande por sobre o telhado, enquanto impregnada.

Assim, quanto menor a massa de água absorvida, melhor a qualidade da telha.

Impermeabilizantes para telhas de ceramica

São resinas acrílicas ou a base de cilicone, desenvolvidas especialmente para aplicação em material cerâmico em geral.

O material adere nas porosidades das superfícies, formando uma película protetora resistente e ipermeável que impede a umidade, o acúmulo do pó, fuligem e limo, garantindo assim uma aparência seca e limpa.

A superfície a ser aplicado o produto deve ser seca, limpa, isenta de pó, cera, graxa, manchas de óleo, bolor, fuligem, cal, cimento etc.

Quando aplicado em superfícies claras, os impermeabilizantes que apresenatm resíduos sólidos poderão torná-las levemente amareladas.

Para obtenção de bons resultados, a superfície deve estar completamente limpa e isenta de qualquer tipo de umidade.

O produto deverá ser reaplicado a cada cinco anos.

Como impedir o ataque da umidade nas telhas de cerâmica

A umidade é um fator natural que ataca todos os materiais, principalmente aqueles expostos ao tempo. Por ser um material poroso, o barro utilizado na confecção desse tipo de telha pode necessitar de proteção contra a absorção de água e o desgaste pela ação dos raios ultravioleta e pela poluição.


Produto/ fabricante Descrição Características Tipo de acabamento

Fuseproc/Fusecolor Resina acrilíca (base solvente) Forma um filme impermeável e incolor sobre a telha Brilhante, semibrilho e fosco

Telhacryl Color/Michigan Resina acrilíca (base agua) Forma uma película impermeável, colorida e acetinada sobre a telha Cinza-grafite, azul-royal, marrom-café, branco-marfim, verde-bandeira, telha (avermelhada) e cerâmica

Telhacryl Incolor/Michigan Resina acrilíca (base solvente) Forma um filme impermeável, incolor e semibrilhante sobre a telha Incolor

Suvinil Silicone/Suvinil Silicone líquido Penetra na estrutura da telha e repele a água Incolor

Vedacil/Otto Baumgart Resina acrílica (base solvente) Forma um filme impermeável, incolor e semibrilhante sobre a telha Incolor

Acquela/Otto Baumgart Silicone líquido Penetra na estrutura da telha e repele a água Incolor
fonte:Arquitetura/UFSC

O que é o “verdete”, como aparece nas telhas cerâmicas e que fazer para o prevenir?


O fenómeno natural de aparecimento e proliferação de microorganismos (musgos e fungos) em telhas cerâmicas – na verdade, são muito poucos os materiais que, quando expostos, estão livres deste risco – é vulgarmente designado de “verdete”. Mesmo em materiais menos porosos, como é o caso da telha de vidro, o “verdete” pode aparecer.

Como fatores decisivos para o seu aparecimento apontam-se a proximidade de árvores, de terrenos de cultivo, a orientação do edifício, a sua elevada exposição aos agentes atmosféricos devido ao relevo do local, diminuto período de exposição solar, poluição do ar, falta de manutenção e ventilação do telhado, pouca inclinação das pendentes, demasiada utilização de argamassa nas situações de remate, entre outros.

A impossibilidade de controlar todos estes factores torna impossível garantir o não aparecimento de “verdete” no seu telhado.

No entanto, existem várias formas de o prevenir. A ventilação do telhado é uma delas por potenciar a circulação de ar de forma a efectuar a secagem mais rápida das telhas após as chuvas, não favorecendo a germinação de musgos.

Para tal deverá recorrer-se à utilização de acessórios de ventilação e à sua correta aplicação, usando uma quantidade de argamassa suficiente apenas para a fixação das peças (o seu uso excessivo pode favorecer condições de infiltração e retenção de humidade).

Outro fator importante é respeitar a inclinação mínima aconselhada pelo projectista, favorecendo o desejável escoamento das águas.

A manutenção e lavagem do telhado são também aconselháveis, devendo realizar-se de 3 em 3 anos, dependendo da sua localização, retirando da cobertura os resíduos acumulados incluindo o sistema de evacuação de águas associado.

Por que as telhas estão suando por baixo?

As primeiras chuvas que caírem sobre um telhado novo tendem a fazer com que as telhas suem em sua face inferior sem, contudo, gotejarem. Esse fenômeno desaparece por completo após algumas chuvas, desde que seja projetada uma ventilação correta na parte inferior do telhado e obedecida a tabela de inclinação de telhados.

As telhas apresentam manchas na face inferior, por quê?

Nos primeiros meses após sua colocação, as telhas podem apresentar manchas brancas que não afetam sua funcionalidade. Essas manchas são causadas por sais contidos em sua matéria prima, característica normal nas telhas produzidas com argila vermelha.

Um caimento insuficiente agrava sensivelmente esse fenômeno. Essas manchas podem ser removidas através da limpeza com jato de água.

Fonte: www.ceramicavasatex.com.br/Ceramica Coelho da Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita e pelo seu recado!
Volte sempre!!!