quarta-feira, 21 de julho de 2010

28 modelos de escadas de madeira

há tantas variáveis na escolha desse item da casa - material, tipo de degrau, guarda-corpo, medidas - que a escada acaba sendo um estresse a mais na obra (como se fossem poucos...). Se você tem uma única certeza – sua escada será de madeira –, esta seleção de 28 modelos o ajudará a definir o traçado e os materiais que combinam com ela.



Esta escada é toda de pranchas de carvalho, com 7 cm de espessura e 1 m de largura cada uma. Os suportes laterais, com 15 cm de largura, estão encaixados nos degraus e fixados com pinos de ferro, semelhantes aos que mantêm a estrutura presa à parede. O corrimão de metal fica quase imperceptível perto da escada escultural. Projeto de Arthur Casas.


Um pedaço de ferro com 15 cm de largura e 7,5 cm de espessura prende cada um destes degraus à parede. De perfis metálicos, os degraus são revestidos de placas de perobinha e tem 75 cm de largura x 30 cm de profundidade. O corrimão, posto a 90 cm de altura, garante a segurança no acesso da sala íntima ao mezanino – local reservado para o quarto do casal. Projeto de Roberto Gonçalves.



Os degraus desta escada formam um belo ziguezague na sala de estar. Eles são de toras maciças de ipê, cravadas na parede, e dão acesso ao terraço, à suíte do casal e ao mezanino – onde não há guarda-corpo, mas sim um banco. Projeto de Mônica e Paulo Augusto Pedreira.



Esta casa de praia, de traços retos e marcada pelo branco, ganhou uma escada que combina com seu estilo: despojada, ela tem degraus de itaúba que se destacam no ambiente claro e um leve corrimão de ferro, que acompanha o traçado geométrico da construção. Projeto de Flavio Amaral Lima.


Apenas 16 pranchas de madeira. O número reduzido permitiu ao artista Gunnar Schulze dar seu toque artístico a esta escada de ipê. Cada um dos degraus foi colado e parafusado na estrutura e tem um desenho diferente, próprio do trabalho artesanal. A execução levou um mês, e o acabamento foi feito com seladora e cera de polimento para piso.


Revestida de pau-marfim, a parte inferior da escada (com 2,75 x 1,44 x 0,75 m) apoia-se numa estrutura de madeira. Dentro dela, foram embutidas 13 gavetas. Um patamar (com 1,60 x 0,18 x 0,75 m) leva ao segundo lance, de estrutura metálica. Para sustentar esse bloco, instalou-se uma viga no teto. Projeto de Romildo Silva Filho.


A atração desta casa de praia é a divertida escada de madeira e corda que leva ao mezanino. Em um ambiente descontraído e pequeno, esse modelo foi a solução perfeita. Projeto de Sérgio Leal.


A casa de fim de semana tem na madeira escura seu elemento mais marcante. Com a escada, não poderia ser diferente: o modelo de itaúba apresenta um patamar antes de levar ao segundo piso, em que fica a suíte e o escritório dos proprietários. Sob a escada, ao lado da porta de entrada, vê-se o espelho-d’água com carpas. Projeto de Eneida Mendes, da EF Arquitetura.


Esta escada é composta de uma estrutura metálica revestida de pau-marfim (trabalho de um marceneiro). Maciça, ela marca presença, mas ocupa um espaço maior. O truque do painel entre os lances cria expectativa sobre o que vem em seguida. Os degraus têm 27,5 cm de profundidade por 17,5 cm de altura. Projeto de Arthur Casas.


Degraus irregulares transformam a escada numa obra de arte. A altura entre eles é a mesma, 18 cm, mas cada peça traz uma espessura diferente (9, 10, 12, 13 ou 15 cm). Para obter essas medidas, os profissionais da marcenaria colaram duas e até três pranchas de perobinha. Numa das pontas, os degraus foram chumbados na parede de alvenaria e, no centro, parafusados na estrutura de ferro pintada de preto. O corrimão e o guarda-corpo de ferro ganharam arremate de cabos de aço. Projeto de Camila Mattos e Marina Teixeira.


Os três primeiros degraus da sala de estar levam à escada de garapeira, madeira também usada nos pilares e no deque e que reveste a laje do andar superior. O guarda-corpo de vidro garante leveza ao conjunto. Para que o jardim junto à escada recebesse luz natural, utilizaram-se telhas de vidro num trecho da cobertura. Projeto de Marília Ruschel e Nelson Teixeira Neto.


Nesta casa de praia, a elegante escada que liga as alas social (térreo), íntima (superior) e de lazer (subsolo) ganhou piso de canela de demolição e guarda-corpo de painéis de vidro temperado presos numa fenda feita na alvenaria. Projeto do escritório Marchetti + Bonetti.


Os degraus desta escada vazada são de peroba-rosa, madeira que contrasta com o branco do guarda-corpo. As pisadas foram confeccionadas com 30 x 58 cm e 3 cm de espessura. Projeto de Heloisa Maia Campo.



Esta casa em Mafra, a oeste de Lisboa, teve a fachada restaurada e o interior totalmente alterado numa concepção minimalista. De inclinação acentuada, direta e reta, a escada com degraus de madeira não bloqueia a passagem da luz que vem das janelas – mantidas sem cortinas, apenas com as tradicionais folhas de madeira. Projeto de Anabela Leitão e Daiji Kondo.


Leve, a escada em balanço não interfere visualmente na área pequena. Os degraus, cujo miolo é de chapa de ferro, estão engastados numa viga metálica embutida na parede e encapados com cumaru, mesma madeira usada no piso de réguas palito. Embutir o corrimão num rasgo de 15 cm de profundidade na alvenaria ajuda a economizar espaço. Mas isso só foi possível porque se trata de uma parede de divisa da casa e, portanto, mais robusta que o normal (50 cm de espessura). Projeto de Luiz Fernando Rocco.


Como fica solta no espaço, a escada vazada permite que a luz da janela se espalhe pelo ambiente. Ela leva perfis de aço, degraus de madeira e guarda-corpo de metal tubular. Projeto de Fernando Forte, Lourenço Gimenes e Rodrigo Marcondes Ferraz.



Na reforma desta casa, a antiga escada de madeira foi substituída por um exemplar vazado, modelo que traz leveza e favorece a luminosidade. Uma tora de jaqueira sustenta os degraus – tábuas de roxinho envernizado encaixadas em cortes feitos na viga. Para dar firmeza, suportes de aço preenchem os vãos. Criação do artista plástico Ramiro Bernabó e projeto de Silvana Navarro.

Neste projeto, a escada vazada parece complementar a decoração da sala de estar, que apresenta assoalho de bambu. Com estrutura de cumaru e guarda-corpo de ferro com pintura automotiva, o modelo exibe um patamar, que serve como um mirante voltado para a grande janela que dá para o jardim. Projeto de Adriana Ribeiro de Mendonça.


A casa de praia de ar contemporâneo exibe uma escada leve, que não foge a esse estilo. Vigas de estrutura metálica sustentam a escada com degraus de itaúba. Um generoso pano de vidro garante farta iluminação natural no ambiente. Projeto de Simone Mantovani.


A escada, no hall de entrada, conduz às dependências no andar de cima. De perobinha, ela segue o madeiramento usado em toda a moradia. O corrimão, fixado na parede, acompanha exatamente a extensão da escada e funciona como uma seta a indicar o caminho, já que não há guarda-corpo. Projeto de Antonio Scarpa.


A escada, no hall de entrada, conduz às dependências no andar de cima. De perobinha, ela segue o madeiramento usado em toda a moradia. O corrimão, fixado na parede, acompanha exatamente a extensão da escada e funciona como uma seta a indicar o caminho, já que não há guarda-corpo. Projeto de Antonio Scarpa.


Nesta casa de praia, o efeito escultural da escada salta aos olhos. Sua estrutura é de concreto aparente, com pisada de cumaru e guarda-corpo de vidro, quase imperceptível. Projeto de Mônica Drucker.


Com estrutura de concreto, os degraus têm ferragens embutidas que se fixam nas ferragens presas à parede, dando origem a degraus que parecem flutuar. O projeto ganha mais conforto com as pisadas de pau-marfim, com 2 cm de espessura, parafusadas na estrutura de concreto. Detalhe: a madeira ultrapassa em poucos centímetros o concreto, revestindo totalmente essa estrutura. Projeto de Sylvia Figueiró e Sofia Guidi


Com estrutura de concreto, os degraus têm ferragens embutidas que se fixam nas ferragens presas à parede, dando origem a degraus que parecem flutuar. O projeto ganha mais conforto com as pisadas de pau-marfim, com 2 cm de espessura, parafusadas na estrutura de concreto. Detalhe: a madeira ultrapassa em poucos centímetros o concreto, revestindo totalmente essa estrutura. Projeto de Sylvia Figueiró e Sofia Guidi.


A escada suspensa de cumaru tem visual leve. Os 15 degraus chumbados à parede abriram espaço para o delicado jardim de seixos brancos no vão antes ocupado por modelo semelhante de concreto. Este desenho vai bem em locais compactos, pois exige pouco espaço. Repetiu-se nos degraus a mesma madeira usada no assoalho para não quebrar a harmonia do ambiente. Projeto de Heloisa Dabus.


Os degraus de madeira encheram de bossa a escada pré-fabricada de metal. Mas a colocação das peças exigiu alguns cuidados. Primeiro, foram feitos moldes. Só depois o marceneiro executou as peças de imbuia-mel. Para facilitar o encaixe na escada, os degraus foram cortados ao meio e, após a colocação, receberam dois frisos feitos a máquina nas extremidades. A ideia para disfarçar o corte central acabou ganhando efeito antiderrapante. Projeto de Rodolfo Scaletsky, da RAS Arquitetura.


A estrutura de eucalipto autoclavado fica aparente entre as paredes de tijolos de barro desta casa de campo. A escada vazada e o guarda-corpo, ambos de jatobá serrado, acompanham o estilo do projeto e levam ao mezanino. Projeto de Luiz Carlos Diniz.

3 comentários:

Obrigado pela visita e pelo seu recado!
Volte sempre!!!