quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

O porcelanato dá praticidade à área social da casa


fonte:casa abril.com.br
O porcelanato dá praticidade à área social da casa

Maquiagem definitiva: quando o assoalho estufou pela segunda vez, os proprietários da casa em São Paulo se renderam: era necessário remover as réguas de madeira e refazer a impermeabilização. Temerosos de novas dores de cabeça, decidiram abrir mão das tábuas e investir num piso frio. “Pensamos em estender o travertino do hall ao restante da sala. Os clientes, no entanto, mudaram de ideia ao conhecer este porcelanato com aparência de pedra”, lembra a arquiteta Patricia Martinez, que inicialmente torceu o nariz. Satisfeita com o resultado, repetiu a fórmula na área externa, onde, em nome da praticidade, empregou ripas de concreto com textura de madeira junto à piscina e à churrasqueira. Conheça outros projetos de casas de diversos estilos acessando nosso canal sobre o assunto.
Por Eliana Medina e Rosele Martins
Fotos: Marcos Lima
Porcelanato e concreto
Os donos da casa não pensavam em trocar os revestimentos da área social, até que uma infiltração levou à reforma. A nova obra expôs a versatilidade do porcelanato e do concreto
 Entrada
O travertino da entrada deu lugar ao porcelanato de 0,60 x 1,20 m (Portoro). “Peças grandes proporcionam uniformidade”, diz Patricia. A nova porta, de sucupira, é da AG Movellaria
 A arquiteta
“Com essa reforma, abandonei o preconceito contra cerâmicas e porcelanatos que simulam a aparência de pedra ou madeira. O segredo é escolher peças de qualidade.” Patricia Martinez, arquiteta
Área gourmet
A área gourmet do pátio também passou por uma remodelação: churrasqueira e forno de pizza foram revestidos com pedra-madeira (Pedras Bandeirantes) e ganharam detalhes de aço corten nas bordas ao redor da grelha e na chaminé.


 Fachada
A fachada permaneceu inalterada, revelando o projeto original da casa
Piscina
Ao redor da piscina, usaram-se placas cimentícias (Solarium) e deck de concreto que imita ripas (Castelatto).


Jardim vertical

O jardim vertical (acima) é criação da Quadro Vivo.


Placas de concreto
O piso repete o porcelanato da sala. Na parede próxima à bancada, a arquiteta optou por placas de concreto com aparência de madeira de demolição (Castelatto). Mesa e banco são da Isto É Brasil.


Recurso de efeito
A amplitude da sala pedia um recanto mais aconchegante, com teto baixo (2,50 m). A arquiteta vestiu a alvenaria com réguas (1) de demolição (Madeireira Pau Pau) fixadas em ripas (2) chumbadas na laje (3). Um vão de 18 cm de altura permitiu embutir spots (4) com halógenas AR 70, de luz quente e foco fechado.

Planta
A única alteração na planta original do arquiteto Carlos Bratke foi a criação de uma parede na lateral esquerda da escada, que fecha o recanto lounge.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita e pelo seu recado!
Volte sempre!!!