terça-feira, 7 de setembro de 2010

Saia do tradicional e ouse nas paredes

fonte: portal casa e cia
revista casa e construção
/Edicoes/59/artigo177258-1.asp



Acabamentos


Saia do tradicional e ouse nas paredes

Além de apontar as tendências em cores, fabricantes de tintas criam efeitos espetaculares para decorar as paredes da casa

Texto: Renata Cattaruzzi Fotos: Divulgação

A cada ano novas tendências são lançadas. É assim nos setores de moda, design e beleza. Para criar uma nova cartela de cores, por exemplo, os fabricantes também devem seguir as tais tendências, que representam o olhar voltado para o que está por vir, uma antecipação do que borbulha no mundo. Na opinião de Karina Walter, coordenadora de marketing da Suvinil, diferentes fatores influenciam os novos comportamentos e tendências, como questões políticas, ambientais, econômicas e sociais. “Tudo faz o ser humano pensar e repensar seus valores, suas atitudes, seus desejos. Quem cria tais tendências busca entender esses contextos e, por meio deles, consegue identificar quais cores os refletem.” Para se destacar na concorrência e conquistar o mercado, as marcas interpretam os desejos e valores do consumidor, traduzindo-os em produtos e novas tecnologias.

No primeiro semestre de cada ano iniciam-se os estudos sobre o que será lançado no ano seguinte. Assim, todo o material estudado, como fotos, pesquisas e imagens, pode sugerir novas nuances. Segundo Deise Melo, estilista de cores da Lukscolor, as tonalidades para 2010/2011 são mais acinzentadas que as vistas em 2009. “O cinza é uma cor importante na nova temporada, porque ela influencia todas as outras cores. Veremos muitos azuis e vermelhos acinzentados. Isso não quer dizer que elas ficarão monótonas, contudo, mais sofisticadas e elegantes”, explica. Nos tons mais quentes, o laranja é o destaque do ano e se apresenta mais avermelhado, se aproximando dos tons coral e salmão.

Pioneira ao lançar um livro completo com estudos e tendências todos os anos, a Coral apresenta a publicação Colour Future 2010, inspirada no futuro. Todas as escolhas que compõem o livro são avaliadas durante um ano inteiro e divulgadas geralmente em setembro e outubro do ano anterior ao lançamento dos produtos, como explica Benito Berreta, diretor de marketing da empresa: “Este ano trazemos como destaque o tom Céu Californiano, que simboliza recomeço e energias renovadas. A cor busca representar a recuperação e regeneração do mundo pós-crise.”
A coral oferece diversas opções de texturas com acabamento fosco para colorir as paredes, como Costa do Pacífico (esq), Mandarim, Ameixa Perfumada, Tira de Lona, Cascalho e a composição Vermelho Batom / Amarelo Sorbet de Manga.


O visual e toque de camurça, oferecido pela Suvinil, faz parte das novidades da empresa para 2010. O produto integra a linha Efeito Decorativo e caracteriza- se por ser uma tinta acrílica com microesferas para aplicar sobre superfície com tinta látex acrílica.


O efeito jeans lavado também faz parte da linha Efeito Decorativo da Suvinil e pode ser criado em várias tonalidades. Para obtê-lo, aplica-se o gel na cor escolhida sobre superfície pintada com tinta acrílica Toque de Seda na cor branca.



A equipe de especialistas da AkzoNobel, dona da marca Coral, identificou cinco temas predominantes para o ano, cada qual com suas coleções de cores: Espaço Silencioso, Fantasia Fluida, Convicção Fundamental, Espírito Livre e Doce Lembrança. Para os que se identificam com as nuances mais leves, a Linha Pólen, da Lukscolor, vai agradar em cheio, pois traz um amarelo esverdeado inspirado nos tons das flores da mostarda e do limão siciliano. “Os amarelos são confortáveis, seguros, e irradiam luminosidade e sofisticação. Os tons transitam sem cerimônia entre o contemporâneo e o tradicional, dependendo da combinação de cores utilizada”, afirma Deise Melo.


O Comitê Brasileiro de Cores (CBC), presidido pela designer Elisabeth Wey desde 1983, aposta este ano no preto mate, cor utilizada nos carros de luxo da Europa e dos Estados Unidos e que agora deve entrar na cartela de cores brasileira. “A cor já está em laboratório. Trata-se de um tom bem fosco, fugindo completamente do brilho”, explica. Para Elisabeth, graças à globalização e à internet, o Brasil se equipara hoje às tendências internacionais. “O sonho de todos nós, integrantes do comitê, é exportar a cor brasileira sem remetê-la somente à bandeira do país. Por isso, criamos duas novas tonalidades que já foram apresentadas na Feira de Milão este ano: Brasilis Água (tons de azul e verde) e Brasilis Semente (cores da terra como bege, amarelo, marrom e ferrugem).”

A aparência de mármore foi obtida com três demãos de Suvinil Texturato Especial aplicado com desempenadeira de aço de cantos arredondados. Depois de seca, a superfície recebeu uma camada de cera, posteriormente polida.
A linha decora cores, da Coral, oferece mais de 2 mil opções de cores, com acabamento Fosco ou Semibrilho, e tem odor mínimo. É um acrílico indicado para ambientes externos e internos.

Aplicado em superfície lisa (após aplicação de massa corrida acrílica), o Esmalte Coralit nas cores Verde Escolar (foto) e Preto pode ser utilizado como lousa. A indicação é esperar por 7 dias, para secagem total, antes da utilização .



A coral traz como destaque para 2010 o tom Céu Californiano, que simboliza o recomeço e energias renovadas, sentimentos necessários em tempos de recuperação e regeneração do mundo pós-crise.



Abuse das texturas


Não tenha medo de arriscar, mas respeite sua personalidade. As opções disponíveis no mercado possibilitam ousar em diferentes estilos de casas, do rústico ao clássico. O grande destaque da Suvinil é o efeito camurça, exclusivo da marca, que proporciona à parede o mesmo visual e sensação de toque do tecido. A aplicação é indicada para salas de visitas e de jantar, halls de entrada, dormitórios ou qualquer outro ambiente interno onde se queria criar uma atmosfera aconchegante.

“Todos os efeitos decorativos podem ser criados para evitar a cacofonia ‘efeitos feitos’ em qualquer tonalidade de cor, inclusive nas cores tendências. Existem alguns, como o metalizado, que o próprio nome sugere um tom acinzentado; porém, cabe a nós mostrar ao mercado que existem outras cores que também podem ser feitas”, explica Karina.

Para um efeito arranhado, com riscos em baixo relevo, a novidade é a Textura Rústica Coral, indicada para ambientes internos ou externos da casa. “Alguns efeitos especiais são obtidos com um gel finalizador próprio para as texturas, disponível nas opções perolizado (esponjado, trapeado e manchado) ou envelhecedor”, orienta Benito Barreta. Para um efeito de metal, madeira, lenhado, tecido, entre tantos outros, a Lukscolor lança a Luksglaze, uma tinta à base de água que, devido à transparência, deve ser aplicada sobre superfícies pintadas com tinta de acabamento. Nesse caso, a fabricante indica a Acrílico Premium ou Acrílico Luks Seda. No site da Lukscolor você aprende como fazer texturas especiais utilizando a Luksglaze. Veja a seguir alguns efeitos que podem ajudar na escolha da tinta e acabamento certos para suas paredes.




No sentido horário, Esponjado, Penteado, Trapeado e Tecido são alguns dos efeitos obtidos com a aplicação de Luksglaze, da Lukscolor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita e pelo seu recado!
Volte sempre!!!