terça-feira, 7 de setembro de 2010

ACABAMENTOS-pisos laminados ficam lindos em todas as superficies

fonte:portal casa & cia
revista casa e construção

Uso versátil


Revestimentos laminados ficam lindos em todas as superfícies: fachadas, móveis, pisos e paredes. Além disso, podem ser aplicados sobre pisos já existentes, o que ainda agiliza a obra

Renata Cattaruzzi

Um material resistente à abrasão e a impactos, para áreas comerciais e residenciais de baixo, médio e alto tráfego. Com um universo tão variado, fica fácil optar por laminados na hora de reformar a casa ou trocar os acabamentos. As marcas desenvolvidas por diversos fabricantes brasileiros revestem pisos, painéis, fachadas e mobiliário, integrando uma gama quase interminável de cores, texturas, grafismos e medidas.


 
1. Lançado em 2010 pela Eucafloor, piso 7 mm Evidence Cacau Marfim (0,25 x 1,357 m), para uso residencial em área de baixo tráfego. 2A. Desenvolvido a partir das fibras de coco, o laminado postforming 6 mm N 705 Coconut é da linha Natural Wood, da Fórmica (1,30 x 2,80 m), ideal para aplicação vertical em interiores. 2B e 2C. Da mesma linha, os padrões N 706 Eternity Walnut e N 700 Black Wood. Todos disponíveis na Única Laminados. 3. Padrão Parquet Nogueira (réguas de 7 x 190 x 1200 mm) para pisos em geral, da linha Home Eucafloor, disponível na Pratik Piso. 4. Com instalação por encaixe, o piso 7 mm M 1552 Wood Alpine (réguas de 0,19 x 1,20 m) é da Poliface, disponível na Estilo e Decoração. 5. Da linha Formiline, a Fórmica 6 ou 8 mm M 894 Maliana Top Mate (painéis de 3,08 x 1,25 m), disponível na Única Laminados, é postforming. 6. Para aplicação sem cola, piso laminado 7 mm da Ospefloor na cor Marfim (1,22 m comprimento), na Estilo e Decoração.
 
 
 
 
 
 
 
 
Características e aplicações


Como o nome indica, laminados são assim feitos a partir de um miolo ou substrato, revestido por camadas que recebem o nome de lâminas. Eles podem ser naturais (madeira), com acabamento de verniz, resultando em laminados de baixa resistência, ou ainda de alta pressão e de alta resistência, com acabamento de uma camada de overlay com melamina, o que garante maior resistência a riscos e ao inevitável desgaste natural. Os pisos laminados de alta pressão são fabricados a partir da impregnação do papel em resinas (fenólicas e melamínicas), prensadas em alta pressão e temperatura, obtendo-se um corpo único. Os de alta resistência são compostos de substrato (HPP/HDF), com contrabalanço e revestimento de papel decorativo. Por apresentarem superfície não porosa, também evitam a proliferação de fungos e bactérias, o que os torna antialérgicos.

“A pequena área necessária para rejuntar o material determinou, durante muito tempo, que o uso dos laminados decorativos de alta pressão - nome técnico dos produtos que são identificados comumente como Fórmica, a marca de um dos fabricantes – ficasse restrito a hospitais, cozinhas, banheiros e lavanderias, tradicionalmente ambientes onde assepsia e higiene são a principal preocupação”, afirma Alberto Missrie, da Única Laminados. “Hoje, os laminados são utilizados em larga escala, diversas aplicações e são suas diferentes espessuras que determinam o uso: 0,6 ou 0,8 mm para móveis; 1,3 mm para aplicação em paredes de alvenaria ou drywall; 2 mm para piso; e 8 ou 10 mm para fachadas. O laminado para piso recebe uma camada extra de proteção antirrisco e o de fachada uma película antirraios UV para evitar desbotamento de cores ao sol.”

Para difundir esses novos usos, os fabricantes investiram em cores, sofisticados desenhos, texturas que imitam madeira à perfeição, versões metalizadas e agora perolizadas, com grafismos que reproduzem os papéis de parede importados. A tecnologia incorporada ao produto agrega às suas características tradicionais a possibilidade de instalação sobre maior diversidade de materiais e superfícies – inclusive revestimentos preexistentes –, e também, no caso do Postforming (PF), produto termomoldável, a confecção de bordas arredondadas, seguindo as tendências de design.

“Entre todas as aplicações, talvez a mais surpreendente seja o laminado para fachada, conhecido como TS exterior”, comenta Alberto. “Resistente a sol, chuva, cupim e pichação, seu uso no Brasil restringe-se principalmente a prédios comerciais. Porém, assim como na Europa, onde é mais difundido, seu uso tende a ampliar-se à medida que a escala de produção aumenta e mais empresas passam a dominar as técnicas de instalação.”


1 e 2. Da Ospefloor, os pisos laminados 8 mm padrões Haia e Ipê (1,22 m de comprimento) têm sistema de encaixe e são adequados para áreas de grande circulação. 3. Com veias e a textura acetinada da madeira natural, o padrão Teca Brasil da linha Classic de pisos laminados 8 mm Eucafloor (292 x 1.357 mm). Disponível na Pratik Pisos. 4. Da linha Home, da Durafloor (7 x 190 x 1.200 mm), muito resistente aos impactos do dia a dia das áreas residenciais internas, o padrão Peroba Gris está disponível na Casa Fortaleza Vitrine. A instalação utiliza cola. 5. A linha de pisos laminados Nature, da Durafloor, possui textura rústica e sistema Click de encaixe. O padrão Carvalho Montreal (8 x 187 x 1200 mm) dá um toque natural ao ambiente. Disponível na Casa Fortaleza Vitrine.



AMBIENTE CRIADO com o piso laminado PP- 6020 Ráfia (LN) e revestimento 7950 Teca Natural (NT) da Pertech na parede, pelos arquitetos Raphael Popovic e Aline Ostrowska.



Instalação e manutenção

A instalação exige mão de obra especializada. Se for aplicado no piso, é preciso limpar bem o contrapiso para eliminar qualquer umidade ou irregularidades no momento da aplicação. “No caso dos pisos de madeira, eles se dilatam e se contraem. Portanto, a proteção do contrapiso e a previsão de espaços para dilatação são extremamente importantes”, explica Renata Braga, gerente de marketing e produto da Duratex. A marca apresenta o sistema Click, que faz encaixe de réguas sem uso de cola, além de reduzir em até 50% o tempo de instalação e possibilitar a colocação imediata do mobiliário sobre o novo piso.

Já os laminados da Formipiso, linha da Fórmica®, que são colados sobre a superfície de base, podem ser instalados sobre cimento, cerâmica, taco, chapas metálicas e compensados. Mas atenção! Carpetes e forrações têxteis, pisos emborrachados ou resinados e pisos flutuantes devem ser removidos completamente antes da aplicação.

A maior funcionalidade do laminado (qualquer que seja a aplicação) é sua resistência à umidade e praticidade de limpeza. Para todos, basta esponja e produtos de limpeza doméstica, como multiuso, álcool, amoníaco etc. Mas os fabricantes são incisivos no alerta à proibição do uso de água em abundância para a manutenção do material. “Nossa cultura é a de jogar água para limpar tudo, mas piso laminado tem como principal característica a praticidade, ou seja, o mínimo de manutenção possível. Portanto, só um pano úmido, extremamente torcido, sem excessos, é o suficiente”, alerta Renata Braga. O gerente de marketing da Fórmica® Reginaldo Missiato explica, ainda, que é proibido usar cera, silicone, solventes ou produtos agressivos em geral. “Não indicamos o uso de saponáceos em pó ou em creme, pois riscam os laminados de uma forma irreversível. No caso das ceras ou silicones, estas formam um filme gorduroso sobre a superfície que dificulta a limpeza e prejudica sua aparência.”

Para manter sempre novo seu piso laminado, adote alguns hábitos: coloque um capacho junto à porta de entrada para reter partículas de pedra e sujeira; cole protetores de feltro nas bases de móveis e pés de cadeiras e, caso seja necessário movimentar móveis pesados, forre os pés com panos, pedaços de forrações ou carpetes, para evitar o atrito; não permita que o piso fique exposto à chuva vinda de janelas, portas ou goteiras. Caso isso ocorra, providencie a secagem imediata.


EXEMPLO DE UTILIZAÇÃO do laminado MaDeFibra BP padrão Nogueira Cadiz, da linha Prisma, lançamento da Duratex, para revestimento de armários de cozinha.



1. Na linha Rustic, da Eucafloor (Eucatex), os laminados fazem releitura das texturas das madeiras nobres e rústicas. O piso 8 mm Decapê Blanche (292 x 1.357 mm) tem sistema Clik de encaixe. 2. Lançamento da Pertech, o padrão Outline, da coleção Cosmopolitan, é um desenho mais clássico formado por lâminas de madeira pré-compostas italianas com filigranas elegantes, contrastantes e claras. 3, 4, 5, 6 e 7. Com espessura de 6 ou 8 mm, os painéis postforming de Fórmica M 858 Teka Brasil Rústica (3,08 x 1,25 m), M877 Noce Solista Rústica, L515 Branco Real Rústico, M 907 Venezia Rustico e M 898 Patina Old Nature, respectivamente, podem ser usados para revestimentos em geral. Todos estão disponíveis na Única Laminados.

O PISO DO QUARTO infantil foi revestido com o piso laminado padrão Carvalho Dover, linha Studio, da Durafloor, lançamento da Duratex.


Toda a coleção Fórmica, dos lançamentos às padronagens fora de linha, pode ser encontrada na Única Laminados. Confira alguns padrões: 1. Postforming 6 mm Lino Blanco, para móveis e revestimentos em geral. 2. F 658 6 mm Maranelo Brilhante, para revestimentos em geral. 3. FT 86 6 mm Granito Slate Brilhante, para revestimentos gerais e móveis. 4. FF 37 6 mm Granito Bertioga Brilhante, para revestimentos gerais em móveis e acabamentos. 5. M 893 6 mm Laricina Nature, postforming para revestimentos de móveis e aplicação na vertical. 6. M 909 6 mm Sweet Line, da linha Nature, para revestimentos em geral. 7. F 665 6 mm White Leather Couro, para revestimentos de móveis e paredes. 8. L 121 6 mm Preto Stone, para revestimentos em geral, móveis e paredes. 9. F 666 6 mm Cromo Leather, para revestimentos de móveis e paredes.


1. O laminado postforming Fórmica L134 Verde Musgo Pixel (3,08 x 1,25 m), com espessura de 6 ou 8 mm, pode ser empregado para revestimentos de um modo geral. - Diversificada, a coleção Unlimited Design by Europe segue as tendências de design da Europa e apresenta laminados de 6 e 8 mm em padronagens e texturas com acabamento mate ou brilhante, em painéis de 3,08 x 1,25 m, para revestimentos em geral. Confira as linhas da coleção: 2. FT 82 - Flower Irta Brilhante. 3. FT 77 - Flower Granada Brilhante. 4. FT 80 - Flower Madrid Brilhante. 5. F 81 - Flowers Las Palmas Brilhante. 6. FT 79 - Flower Manzanares Texturizado. 7. FT 78 - Flower Bilbao Brilhante. 8. FT 71 - Ellipse Mijas Brilhante. 9. FT 72 - Ellipse Marabella Texturizado. 10. FT 73 - Ellipse Cadiz Brilhante. 11. FT 70 - Ellipse Malaga Brilhante. 12. Laminado postforming Fórmica 6 mm padrão L555 - Pink Stone, para acabamentos e revestimentos em geral.


Produção: Elisa Soveral

Um comentário:

  1. Boa Tarde !

    Por Favor...vc poderia me dizer qual o piso
    lamidado que está na foto acima ??
    na foto está dizendo que é o carvalho Dover
    amei esse piso, queria confirmar se esse mesmo..
    meu nome é Eliane email é elibaby@ig.com.br
    muito obrigada.

    ResponderExcluir

Obrigado pela visita e pelo seu recado!
Volte sempre!!!