sábado, 14 de agosto de 2010

Piscinas

fonte:piscinas joy

Piscina de Alvenaria - Rigidez que ultrapassou o tempo!





Estas piscinas se utilizam de técnica construtiva mista: alvenaria e concreto. Em duas versões: Argamassa Armada e Alvenaria Estrutural. São muito executadas, por serem opções intermediarias entre a de concreto e as pré-fabricadas, pois apresentam uma considerável relação custo x beneficio. Ambas as técnicas, com prazo médio de execução de 30 a 45 dias, são executadas sobre uma laje de concreto. As paredes são executadas sem a utilização de formas de madeira, amenizando o custo final. Podem receber os mesmos revestimentos que a piscina de concreto.

Na Argamassa Armada, as paredes são erguidas com tijolos, reboco (cimento, areia e cal) e fibras sintéticas. A pedra é totalmente dispensada neste tipo de técnica. Apresenta-se como uma estrutura bastante maleável, diminuindo sensivelmente a ocorrência de fissuras na impermeabilização ou rachaduras indesejáveis.

Isto de certa forma lhe confere uma boa durabilidade, que varia entre quinze e vinte anos.
Pode ser projetada em qualquer tamanho ou formato, exigindo sempre mão-de-obra especializada.

Na Alvenaria Estrutural, as paredes são erguidas com blocos de concreto, que posteriormente serão preenchidos com concreto e ferragens. Compondo uma estrutura formada de pilaretes travados com cintas de amarração, calculados de acordo com a profundidade da piscina. O tamanho desta, está vinculado ao tamanho do bloco de concreto utilizado, sendo este o módulo que definirá as dimensões da piscina (largura, comprimento e profundidade).

Esta técnica construtiva poderá apresentar problemas quando for executada sem uma sondagem do solo e sem cálculo estrutural. Menos resistente e durável e mais vulnerável às oscilações do solo quando comparada a de concreto.

Sua durabilidade varia entre dez e quinze anos.

Piscinas de Concreto Armado

Sua execução deve seguir rigorosamente o projeto estrutural, uma vez que este é calculado especificamente, prevendo a forma e o volume de água da piscina e as condições do solo do local. Esta técnica construtiva é uma das mais seguras e que apresenta a maior durabilidade, cerca de trinta anos, o que contribui sempre para a valorização do imóvel. Executada em qualquer formato aceita receber todo tipo de revestimento, dos azulejos à tinta epóxi. Esta técnica construtiva, mais do que qualquer outra, apresenta certa demora em sua execução, ou seja, uma piscina de porte médio cerca de quatro meses.

Seguindo basicamente as etapas relacionadas abaixo:

- Definição do formato;
- Escavação e montagem do gabarito;
- Preparação da Forma externa;
- Execução das ferragens;
- Execução dos dispositivos e das tubulações (hidráulica e elétrica);
- Preparação da Forma interna;
- Impermeabilização;
- Aterramento e Compactação do solo;
- Execução do Revestimento interno;
- Execução do Revestimento externo (piso, bordas e deck).

Todas estas etapas devem ser criteriosamente executadas. É comum a aplicação de testes na finalização da forma interna e na impermeabilização, para se verificar possíveis vazamentos durante a execução. Pois quando detectados posteriormente, acabam ocasionando elevados custos para o conserto, normalmente envolvendo: reforços estruturais, nova impermeabilização e troca dos revestimentos internos e externos.

Piscinas de Vinil - Ótimo custo X benefício.


Hoje o vinil apresenta-se como o produto mais vantajoso dentre os outros modos de se construir uma piscina, pois seguramente é o mais adequado e versátil de se executar um projeto com menor custo, maior rapidez e melhor acabamento.


Qualquer projeto pode ser executado com o revestimento de vinil, desde piscinas com ângulos, curvas, degraus, SPAS etc., Não tendo qualquer restrição quanto ao formato, dimensionamento ou profundidade.

Além disto o vinil é industrializado com técnicas modernas, incluindo em sua formulação, componentes que inibem o surgimento de microorganismos, algas e bactérias.

Os produtos desenvolvidos em vinil, são fabricados dentro de um rigoroso sistema de qualidade, contando para tanto, com técnicos de vasta experiência no ramo de piscinas e de revestimentos em vinil.

A manutenção da piscina de vinil também se apresenta como uma outra vantagem, pois os reparos nas piscinas em vinil podem se dar de forma bastante simples, podendo em alguns casos ser reparada até dentro da própria água.

Informação, um direito do consumidor:

Deste modo,segue uma sintética descrição do produto a seguir.



Inicialmente é preciso salientar que o revestimento de vinil para piscinas é feito mediante encomenda, tal qual se dá na confecção de uma roupa qualquer, sendo necessário que se tenha um molde ou dados precisos para que o revestimento vista adequadamente.


Para a confecção do revestimento, a fábrica lança mão de máquinas de solda de rádio freqüência, com a qual efetua emendas nas peças de vinil, até se concluir o formato da piscina encomendada.

Diante disto, são formadas emendas visíveis, que são características do produto.

Em piscinas com cantos formados por ângulos, é comum que o vinil não encoste na alvenaria em alguns casos, permanecendo tencionado, sendo este um ponto em que o consumidor deve tomar cuidado para não forçar com objetos cortantes ou pontiagudos, o que poderá provocar rupturas acidentais no revestimento.

Concluído o formato do bolsão, efetua-se a solda do perfil flexível que é o elemento de fixação do revestimento em vinil na caixa de alvenaria feita pelo próprio consumidor ou pela empresa por ele escolhida para executar o serviço.

“Tal alvenaria deve estar com bom acabamento no fundo e nas laterais (argamassa queimada ou vermiculita), evitando o surgimento de micro furos por força do atrito do vinil com as paredes e fundo da piscina, lembrando que na falta de revestimento de vermiculita deve-se utilizar a manta anti-impacto no fundo da piscina”.

Após a colocação do perfil flexível, se inicia uma vistoria de todo o bolsão, sendo que, em seguida, o mesmo é criteriosamente embalado em conjunto com o manual de instruções para o instalador. Assim, é muito importante que, quando do recebimento do revestimento na obra, se efetue uma verificação da embalagem com o fim de se observar se a mesma não apresenta nenhuma violação que possa ter afetado a integridade do vinil.

Conservação do Produto

Alertamos a seguir os fatos que podem surgir pela instalação, manutenção, aplicação e uso indevidos de nosso produto, os quais afastam qualquer responsabilidade do fabricante por reparo ou troca dos produtos.

I - Para se utilizar aparelhos de aquecimento de água como trocadores de calor, é preciso na fabricação do bolsão, a utilização de vinil próprio. A inobservância de tal providência afastará a responsabilidade do fabricante em caso de alguma lesão no vinil.

II - A piscina de vinil requer cuidados específicos desde a escolha de produtos para tratamento e acessórios para o uso, até a forma de manipulação dos mesmos:

a) Nunca deve-se utilizar aspiradores de rodas;

b) A piscina de vinil somente deve ser tratada com produtos próprios, conforme a recomendação dos fabricantes;

c) Não deve-se usar esponjas de aço ou produtos abrasivos para limpeza das bordas ou laterais, pois tais produtos retiram a decoração da borda e soltam resíduos de ferro na água que pode provocar manchas avermelhadas no vinil;

d) Sempre que se introduzir cloro na água da piscina o mesmo deve ser bem diluído e dentro dos limites sugeridos pelo fabricante para o volume de água de sua piscina, sendo que a inobservância de tal cuidado pode provocar manchas brancas no vinil e ou o descoramento precoce do mesmo;

e) O depósito de folhas ou objetos metálicos no fundo da piscina, podem provocar manchas localizadas ou causar danos no vinil;

f) Devemos lembrar também, que o uso de óleos e bronzeadores, são projudiciais ao vinil, provocando manchas nas bordas as quais devem ser removidas com o uso de um limpa-bordas que deve ser aplicado com uma esponja que NÃO contenha fibras metálicas (esponjas verde e amarela da 3M ou assemelhadas, contém fibras metálicas na parte verde);

g) Assim como o uso de produtos incorretos, o uso excessivo ou a falta de produtos também são prejudiciais à água da piscina e conseqüentemente ao vinil, pois em tais casos podem ocorrer reações químicas com o vinil, vindo a manchá-lo de maneira irreversível;

h) O ph (acidez ou alcalinidade), da água deve estar sempre dentro dos níveis recomendados (entre 7,2 e 7,6), pois o desajuste da acidez da água também é capaz de, por sí só, provocar manchas, descoramento e envelhecimento precoce do revestimento vinílico;

i) A reposição da água por muitas vezes altera o ph da mesma, principalmente quando introduzida na piscina, água de poço, devendo sempre ser verificado o estado que encontra-se o ph, após cada reposição.

III - Para piscinas aquecidas (residênciais), é recomendado o uso de vinil 0,80mm. Para os casos de clubes, academias ou equiparados, consultar o fabricante pois será necessário a utilização de vinil apropriado.

IV - Os cortes ou furos posteriores à instalação são efeitos de acidentes ocorridos na piscina ou imperícia de pessoas que as manipulam, portanto em tais ocorrências deve-se comprar o kit de reparos para vinil no seu revendedor e efetuar o reparo conforme instruções que seguirá o kit;

V - A fixação da escada de inox na piscina de vinil deve ser feita com o máximo de cuidado, devendo ser colocado um protetor de vinil (borrachão), no ponto de apoio da escada na parede do vinil;

VI - Caso a piscina apresente algum vazamento, deve-se antes de mais nada se observar em qual ponto a água parou de baixar para que se possa verificar onde se encontra o vazamento, pois caso isto ocorra no nível de algum dispositivo, de certo o vazamento se encontra na tubulação, devendo ser contratado um encanador especializado em piscinas para resolver o problema;

VII - É absolutamente necessário, para as piscinas de vinil, um dispositivo anti-transbordante, que esteja permanentemente desobstruído, com o fim de evitar transbordamentos, os quais têm como conseqüência o surgimento de água por trás do vinil e em alguns casos, até o surgimento de micro pontos de pedras por trás do vinil em toda lateral (é mais comum tal ocorrência em piscinas sem acabamento lateral);

VIII - Um furo acidental também pode resultar em um enrugamento, neste caso contate seu revendedor ou um profissional do ramo para lhe fazer um orçamento, ou ainda procure nosso departamento técnico;

IX - O vinil não é colado nas paredes, assim qualquer forma de introdução ou infiltração de água pela lateral ou fundo da piscina, poderá provocar rugas no revestimento, as quais somente serão retiradas com a sucção da água que se alojou por trás do vinil, assim caso ocorra tal fato comunique imediatamente o revendedor;

X- Complementando o fato citado no item anterior, lembramos que, ficando o vinil por um longo período tencionado ou enrugado ocorrerão a formação de vincos os quais não voltam mais ao estado anterior, ou seja, o tecido vem a lassear;

Obs: É recomendado o uso do perfil T em todo perímetro da piscina para evitar infiltração de água causada por excesso de chuvas de verão.

Vida Útil do Revestimento

A piscina de vinil, como todo revestimento tem uma vida útil, conforme o tratamento e sua utilização, contudo estima-se que em média a mesma deve durar cerca de 10 anos, tal prazo pode se alterar, considerando a utilização (piscinas de natureza pública como condomínios ou chácaras de aluguel), considerando a temperatura (como é o caso das escolas de natação ou academias), considerando a conservação (como é o caso das casas de veraneio que são frequentadas somente em época de temporada, ficando a piscina sem tratamento fora deste período), enfim, sendo o produto bem conservado o mesmo terá uma longevidade maior ou menor.

Atenção
Nunca dilua produtos químicos (cloro líqüido, granulado ou pastilha, clarificantes, algicídas, etc), através da coadeira de superfície (SKIMMER), sob risco de desbotamento precóse do vinil ao redor do ralo de fundo e dispositivos em contato.

Nunca dilua produtos químicos (cloro líqüido, granulado ou pastilha, clarificantes, algicídas, etc), através da coadeira de superfície (SKIMMER), sob risco de desbotamento precóse do vinil ao redor do ralo de fundo e dispositivos em contato.


Piscina de Fibra - A queridinha de muitos!


A piscina de fibra, umas das pioneiras entre as piscinas, ainda é preferência entre muitos consumidores, que estão dispostos a pagar um custo alto em frete, enfrentar as dificuldades de movimentação de uma piscina dessa, só para te-la e satisfazer sua preferência. Nas próximas linhas vamos conhecer um pouco mais sobre essa piscina que tem seu lugar reservado no seguimento
Descrição genérica da aplicação do produto:


A piscina em fibra é constituída em várias fases, que podemos genericamente dividir em três: a confecção de casco em fiberglass, a construção do berço de alvenaria e o acabamento lateral.

O casco é fabricado de modo bastante peculiar, como veremos a seguir:

• Inicialmente se preparam moldes para receberem a pintura da piscina. Assim vemos que a pintura é o primeiro passo da confecção do casco da piscina em fiberglass. A pintura é feita em gel coat;

• Segue-se tal fase a aplicação da resina e roving até cobrir toda pintura feita por sobre o molde;

• Após a primeira camada de fibra, se fixam os esforços de ½ cana que serão cobertos por outra camada de laminação, o que dará uma maior resistência às paredes da piscina;

• Após a laminação, o casco já estruturado será destacado do molde, seguindo-se uma fase de acabamento das rebarbas e aplicação de resina com grânulos nas bordas para uma maior aderência do revestimento utilizado ao redor da piscina quando de sua instalação;

• Por fim, será efetuada a laminação dos dispositivos tipo flange.

A instalação divide-se em fases:

a) Escavação: o buraco será feito manualmente (em regra), de acordo com as medidas da piscina devendo respeitar o lençol freático de cada região;

b) Confecção da base de fundo: após o nivelamento do fundo do buraco, será feita uma concretagem com malha de ferro, para sustentação da piscina;

c) Colocação do casco no fundo concretado e nivelado com trava nas paredes;

d) Alvenaria em blocos de concreto, ao redor da piscina, é importante frisar que neste momento inicia-se o enchimento da piscina.

Os elementos hidráulicos são os dispositivos que são laminados no fundo e nas laterais, sendo o ralo do fundo, os retornos e o dispositivo de aspiração, todos especiais para piscinas em fibra e que já vem de fábrica, assim o ideal é que se faça a opção por tais acessórios no momento de compra.

Após esta fase o instalador partirá para a confecção da casa de máquinas (confeccionada em alvenaria ou pré-fabricada em fibra), instalação do equipamento de filtragem e do sistema hidráulico, sendo ele instalado desde a piscina até a casa de máquinas no limite estabelecido pelo fabricante do equipamento.

Recomendamos que a casa de máquinas também fosse envolvida pelo revestimento de pedra mineira, para que não ocorra infiltração de água em sua lateral.

Segue-se a tais trabalhos a fase do acabamento lateral, a qual é imprescindível para segurança e garantia do casco da piscina em fibra.

Os acessórios acima citados são os refletores subaquáticos, os Skimmers ou coadeiras, os dispositivos para hidromassagem (as escadas em inox fazem parte do acabamento o qual falaremos a seguir), etc.

O consumidor deverá fazer o piso com o mínimo de 01 (um) metro em toda a volta da piscina ou conforme o terreno permitir e revesti-lo, lembrando que o caimento do piso deve ser sempre para o lado de fora da piscina.

Procure verificar se foram tomadas as seguintes providências antes da confecção do piso lateral:

a) Compactar adequadamente o aterro lateral da piscina, deixando-o em condições de receber o contra-piso, que deverá ser feito com malhas de ferro e servirá de base para a colocação de pedra mineira ou similar. Durante esse período e até que seja feito o contra-piso proteja esse aterro com uma lona plástica, evitando assim que em caso de chuva o mesmo venha a ficar prejudicado, ou comprometa a instalação e/ou as paredes da piscina;

b) Constatando que o aterro está nas condições acima e pronto para receber o contra-piso, providencie-o de forma que o mesmo tenha um caimento lateral de no mínimo 2%, suficiente para evitar que a água das CHUVAS retorne para dentro de sua piscina;

c) A colocação de pedra ou de um deck em madeira deverá ser feito de tal forma que fique rente a cantoneira da borda de sustentação, evitando assim que o mesmo sofra qualquer impacto de acidentes externos, evitando acidentes para os usuários e dando também um perfeito acabamento ao conjunto, tanto no aspecto técnico como visual.

d) Ponto importante de tal fase é o cuidado com a tubulação da piscina que fica sob a terra e no momento da compactação, que pode ser danificada se o obreiro não for diligente.

e) Nunca utilize qualquer tipo de palha de aço para a limpeza nas proximidades de sua piscina, pois as partículas que vierem a cair no fundo e paredes da mesma podem causar manchas.

f) Somente após o serviço de acabamento lateral, poderão ser retiradas as travas internas, liberando o uso da piscina;

g) Não utilize a piscina antes do término do acabamento lateral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita e pelo seu recado!
Volte sempre!!!