quinta-feira, 24 de março de 2011

PISOS - 18 ambientes com pastilhas

PISOS18 ambientes com pastilhas

Banheiros, cozinhas e salas com revestimentos ou mosaicos de pastilhas
Por Natália Garcia
fonte: Casa.com.br>pisos
 
Pastilhas de vidro Glass & Cia. Ambiente do arquiteto Cláudio Nomerowska.

Pastilhas de vidro Glass & Cia. Ambiente arquiteto Cláudio Nomerowska.

Pastilhas de vidro Vidro Real. Ambiente do arquiteto João Armentano.

Pastilhas de vidro Colortil. Ambiente de Carla e José Ricardo Basiches.

Pastilhas de cerâmica Jatobá. Ambiente dos arquitetos Luiz Ricardo Bick e William Simonato.

Pastilhas de porcelana Jatobá. Ambiente da arquiteta Lia Carbonari.

Parede do fundo: pastilha de vidro Colormix. Ambiente produzido pelo repórter Edson Medeiros.

Parede da frente: pastilhas de cerâmica Lepri. Parede do fundo: pastilhas de cerâmica Gyotoku. Ambiente produzido pelo repórter Edson Medeiros.

Pastilha de vidro Vidrotil. Ambiente da arquiteta Paula Bierrenbach.

Pastilha de cerâmica Jatobá. Ambiente da arquiteta Caroline Gabriades.

Pastilha de cerâmica Jatobá. Ambiente dos arquitetos Marcos Otsuka e Pedro Paulo de Souza Ruiz.

Pastilha de cerâmica Jatobá. Ambiente da arquiteta Bela Gebara.

Pastilha de vidro Vidrotil. Ambiente dos arquitetos Mario Santos e Eliane Amarante.

Pastilha de vidro Vidrotil. Ambiente dos arquitetos Paulo Vilela e Paula Nicolini.


Pastilha de vidro Vidrotil. Ambiente do arquiteto Neto Porpino.


Pastilha de porcelana Jatobá. Ambiente do arquiteto Toninho Noronha.


Outras fotos de ambientes

NO PROJETO DA ARQUITETA Cimara Zancanaro, as placas de pastilhas de coco mel (40 x 40 cm e pastilhas de 2 x 2 cm), da Ekobe, foram coladas sobre um compensado de madeira, aplicado na parede. Para dar o acabamento às laterais expostas, a profissional optou por pintá-las com tinta de tom próximo ao mel.
PARA DESTACAR A PAREDE, a arquiteta lucia helena Bellini utilizou pastilhas da ecombrasil (fornecidas e aplicadas pela studio Center). Para proteger o revestimento e ressaltar a cor, foi aplicada uma demão de seladora em toda superfície. No tamanho 3 x 3 cm, as peças de tons mesclados são côncavas, provenientes da parte interna do coco. As convexas possuem tonalidade marrom-escuro e superfície convexa.

Dispensadas pela indústria de alimentos, as casas de coco são muito bem-vindas na arquitetura. A partir delas, são fabricadas pastilhas naturais que têm forte apelo estético e já caíram no gosto dos decoradores e arquitetos. Artesanais, ainda são ecologicamente corretas, pois a matéria-prima é natural, o que resulta em baixo impacto ambiental. "Os revestimentos são produzidos a partir da casca dura do coco e apresentam diferentes acabamentos. É um processo artesanal de escala industrial", explica Rossana Rech, diretora administrativa da Coconut Art, empresa do Rio Grande do Sul, que produz e distribui seus produtos por todo o Brasil.
Cores e acabamentos
As tonalidades das pastilhas dependem do coco utilizado. As empresas confeccionam o revestimento a partir da parte interna ou externa da casca - cada uma proporciona um efeito diferenciado. As provenientes da casca exterior são mais escuras e convexas; já as retiradas da parte interna apresentam tonalidade clara e são côncavas. "Além disso, a cor pode variar de acordo com as regiões de onde são extraídos os cocos e a idade deles. Os mais novos, por exemplo, apresentam tonalidades mais claras", explica Rossana.

As empresas oferecem acabamentos diversos. Para quem prefere manter a textura natural da matéria-prima, há pastilhas rústicas e trançadas (fibras entrelaçadas). Há ainda a opção pelas peças polidas, ideais para compor superfícies que precisam ser lisas, como pisos e bancadas.



Um comentário:

  1. Entrei por acaso procurando fotos de varandas vi um pouco da sua OBRA tá linda!! parabéns é vc que tira as fotins ou a esposa?? tô sem tempo agoramais depois vou ver tudo com calma, minha casa está começando os acabamentos no 2ºandar e telhado e alvenaria acabou!1 ufa!! me senti desmatando 1/2 campo de futebol de tanta madeira para um pequeno terraço,e sacada aja telhas e madeiras e dim dim $$$$$$ agora vou por as janelas de vidro temperado verdes um luxo!!!kkk só que minha vizinhança não é chic igual a sua como pude notar, mais era meu sonho e com muito trabalho está saindo... depois se quiser verá no meu blog vou fazer um para mostrar a obra!! tudo de bom!! fui!!

    ResponderExcluir

Obrigado pela visita e pelo seu recado!
Volte sempre!!!